terça-feira, 31 de março de 2015

3 razões para amar as ciclovias

1 – Elas significam menos carros
As ciclovias incentivam o uso da bicicleta como forma de se locomover pela cidade. Com isso, a expectativa é de que elas ajudem a diminuir o número de carros nas ruas, reduzindo o trânsito, a poluição e o barulho gerado por eles.
Nas palavras da Ciclocidade, associação de ciclistas de São Paulo, as ciclovias reduzem “os desperdícios públicos e privados com os congestionamentos e a evidente falência do sistema de transportes baseado no automóvel”.
2 – Também significam mais qualidade de vida
Fazer exercícios físicos é importante para a saúde de todos. E andar de bicicleta é uma ótima atividade. Além dos benefícios à saúde, a Ciclocidade também argumenta que a instalação de ciclovias permite aos ciclistas conhecerem melhor a cidade enquanto trafegam de um ponto a outro, tornado a viagem mais agradável e menos estressante do que se feita em um automóvel. Dá para parar numa lojinha que você não conhecia, ou até descobrir uma praça nova.
3 – E ainda trazem mais economia e segurança
Quem anda de bicicleta não gasta dinheiro com gasolina nem com bilhete único. Então, essa pode ser uma ótima forma de dar uma folga ao orçamento familiar. Além disso, as ciclovias garantem mais segurança aos ciclistas, que antes trafegavam entre os carros.


Não custa lembrar dos diversos acidentes que já ocorreram com ciclistas na cidade, inclusive na avenida Paulista, cuja ciclovia gerou grande discussão. Em outubro do ano passado, o ciclista Marlon Moreira de Castro morreu após ser atropelado por um ônibus na avenida, que ainda não tinha iniciado as obras para a ciclovia.
Texto da revista Exame, para reflexão.

Nenhum comentário: