quinta-feira, 20 de março de 2014

Chuvas e árvores. Benéficas mas maltratadas

 As chuvas de março, fechando o verão - hoje começa o outono - são abundantes nos tropicos, no Brasil, aqui em Paranavaí.
Com elas, algumas árvores caem. 
Para muitos deveriam ser cortadas. 
Quanto melhor seria se conscientizar em fazer o manejo correto desse insubstituível e verdadeiro manancial que são o nosso patrimônio verde.

Veja fotos que estao no link abaixo. Uma delas com o modo incorreto, que leva a queda; outra corretamente preservada.
Aqui o exemplo clássico - a base da árvore apodrecendo sufocada pelo cimento. Infelizmente cenas assim são comuns em todas as cidades brasileiras.

E finalmente o correto. Calçada permeável ou verde respeitando o pedestre e a árvore, além de minimizar enchentes. Novas calçadas da Av. João Dias - Zona Sul.
Leia mais clicando neste link:
http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2011/10/05/arvores-cimentadas-e-as-chuvas-de-verao-na-cidade-de-sao-paulo/

Paranavaí. A cadeira de deputado federal e os postulantes

Para a postagem anterior blog, "Eleições/deputado federal. 6 candidaturas, 6 suplências" que ganhou repercussão com a transcrição pelo jornalista Benedito Praxedes Junior, em seu muito acessado www. blogdopraxedes.com.br, e hoje na coluna Sinopse Geral do professor e jornalista Saul Bogoni no Diário do Noroeste, nos corrige o vereador José Galvão: 
José Vaz de Carvalho disputou a eleição de 1990 pelo PRN de Fernando Collor e não pelo PFL. E conquistou na casa dos 23 mil votos em todo o Paraná.

A 8a. tentativa em 28 anos
Para 2014, o deputado estadual e ex-prefeito Teruo Kato, anuncia candidatura à Câmara dos Deputados, como a 8a. tentativa em 28 anos, planejando reeditar êxito de Dionisio Dal Prá em 1986. Como escrevemos, as últimas 6 tentativas consecutivas pós Dal Prá, resultaram em apenas suplências.


terça-feira, 18 de março de 2014

Eleições/deputado federal. 6 candidaturas, 6 suplências


O texto original postado falava em 5 candidaturas, 5 suplências.  Na revisão da memória, 6 candidaturas e 6 suplências em 20 anos.

Em debate na cidade de Paranavaí, candidatura de Teruo Kato, para uma das cadeiras do Paraná na Câmara dos Deputados. Em 2014, o Paraná terá, em face redistribuição por critério populacional, 29 cadeiras e não mais as 30 atuais, das 513 daquela casa legislativa.

Nas últimas 6 eleições para deputado federal, desde 1990,  Paranavaí, apresentou nomes de peso como 4 ex-Prefeitos e 1 ex-deputado estadual, mas nenhum deles logrou êxito.

Segue relação com ano da eleição, candidato, partido e votos obtidos em Paranavaí:
Em 1990, Ex-Prefeito José Vaz de Carvalho - PFL, mais de 20 mil votos na cidade;
Em 1994, Ex-Prefeito Benedito Pinto Dias - PTB - mais de 14 mil votos;
Em 1998, Ex-Prefeito Rubens Felippe - PMDB, com 23.772 votos(em todo o Estado);
Em 2002, Ex-Deputado Estadual Eduardo Baggio, PMDB, com 11.370 votos;
Em 2006, Flávio Antunes - PSDB, com 22.011 votos;
Em 2010, Ex-Prefeito José Augusto Felippe, PV, com 16.391 votos.

Nesse período, candidato vinculado a cidade, mas com domicílio eleitoral fora, eleito, que logou a maior votação aqui foi Odilio Balbinotti em 2002, com 10.942 votos.

História. Depois de Alencar Furtado e Flavio Giovine, Dionísio Dal Prá (também ex-Prefeito)foi o último deputado federal com domicílio em Paranavaí, eleito. E coube a ele a honra de ser deputado federal constituinte.

Os dados que reunimos esperamos que sirvam para debate e até para exercícios de "futurologia", sempre presente em anos eleitorais. E com os inevitáveis, "se isso...", "se aquilo...".



segunda-feira, 10 de março de 2014

Árvores

"As pessoas cortam árvores como não fossem delas necessitar no futuro. 

"Parecem deslocadas de nosso meio, parecem que invadem nossas calçadas e atrapalham tudo nos dias de chuvas, entupindo calhas e bueiros, caindo sobre os carros e casas e se enfiando pelas alturas das redes de energia elétrica.

"Mas na verdade não seria o homem que estaria invadindo o campo que agora é cidade?

"As árvores nos dão muito a refletir.

"Se o homem é realmente inteligente, haverá harmonia em suas ações.

"Uma árvore é sempre um exemplo que fica, dá frutos, dá sombra e, quando morre, ainda dá lenha."

Esses trechos, extraímos de texto escrito por leitor da Folha, Dailton Martins.

Que o debate sobre a arborização, inclusive na imprensa, seja inteligente e não apenas tomando em conta que uma árvore precisa ser abatida por transtornos eventuais, e não ter o manejo adequado, favorável a sua existência benfazeja.

Por absurdo, imaginemos que todos os homens precisassem ser abatidos pelos eventuais transtornos e agressões que provocam no meio ambiente, ao planeta, à atmosfera, que vieram primeiro que o homem?

domingo, 9 de março de 2014

Eleições 2014. Quantos candidatos teremos?

Passado o carnaval, muitos começam só agora a focar nas suas atividades profissionais. As ferias se foram. A festa que turbina as ferias - o carnaval - também.

Ano eleitoral, 2014, as eleicoes mais próximas, para deputado estadual e federal, já que envolve personagens do cotidiano de Paranavai, começam a despertar algum interesse para além dos meios midiaticos.

Quantos e quais serão os candidatos a uma das 54 cadeiras da Assembléia Legislativa, e aos 31 assentos paranaenses na Camara dos Deputados?

Para deputado federal teremos 3, 2, 1 ou nenhum. 
Para deputado estadual, 6 e no mínimo 2. 
Os nomes e tendências estao circulando, mas é preciso esperar mais um pouco para saber quem efetivamente registrara candidatura, já que existem mais vagas que candidatos no interior dos partidos e das coligações.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Bobagens globais

As enquetes realizadas pela Rede Globo através de suas afiliadas sao de uma superficialidade insuperável.

Outro dia consultou se o telespectador era favorável ou contrario a reeleição do presidente da Camara para mais 1 período de 2 anos.

Resultado obvio: percentual de quase unanimidade (lembrei-me de Nelson Rodrigues e sua celebre "toda unanimidade é burra") por um só mandato.

Se indagasse sobre outros mandatos teríamos resultados diferentes?

Os veiculos de comunicação podem e devem informar para que o cidadão opine com propriedade. Talvez por isso a audiencia para o besterol novelesco e de BBB explicam o baixíssimo nível de cultura de nosso povo.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Carnaval. A Igreja dá o norte

O carnaval no interior e nos grandes centros virou tempo de fazer nada, ocio, ou participar das folias, nem sempre civilizadas, nem sempre dignas da pessoa humana. Ausência de limites.

A Igreja, no exemplo de Paranavaí, através da Comunidade Católica Emanuel, que trabalha na Prevenção ao uso de drogas e na recuperação - trabalho notável - ofertou a Rede Shemá de Evangelização, com quatro grandes retiros nas paroquias de Alto Paraná, Marilena, Paranavaí e Terra Rica, envolvendo também outras paroquias vizinhas, da Diocese de Paranavaí. Esses retiros aconteceram de sábado até 3ª feira, reuniram centenas de jovens de 15 a 20 e poucos anos. Para fazer acontecer, quase outras 1000 pessoas, cuidando de tudo. Alimentação, hospedagem, louvores, lazer sadio. Tudo isso concluído  com uma concentração com Missa inesquecível!  No salão Paroquial de Terra Rica, um dos maiores espaços cobertos da região, quase 5 mil pessoas!

A Missa celebrada pelo Bispo D. Geremias Steinmetz, contou com os incansáveis párocos envolvidos e teve seu ponto alto no louvor conduzido pelos padres Adão Dias Marins, Marcelo Santiago e Rivaldo Brandão, comprometidos com esse belo trabalho de evangelização.

Jovens restaurados, animados na sua fé, longe do mundo de convite a deformação e a ausência de limites. Existe algo novo, nas possibilidades de nossa mocidade, queridos pais!