quinta-feira, 20 de junho de 2013

À Camara. Ideias boas

Em tempos de protestos com insatisfações generalizadas, é importante que as câmaras municipais se reinventem.

Como mencionamos aqui, a Camara de Vereadores de Paranavaí produz nos seus debates, ideias boas e ideias novas.

Uma ideia boa, que a Camara pode implantar, é abrir uma sessão semanal, para pessoas e entidades se manifestar perante os edis, sobre questões que a Camara deve conhecer e se posicionar.

Assim, as interrupções que se verificam nos debates nas sessões ordinárias, para essa ou aquela autoridade ou instituição se pronunciar, ficariam para essa sessão semanal com 2 horas de duração, onde os vereadores ouviriam aqueles que se inscreverem previamente.
Os vereadores conheceriam os pontos de vista dos interessados pelos mais diversos temas, antes de se posicionar.

A congênere da capital do Estado, já pratica há anos essa abertura do plenário para esse tipo de manifestação.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Os protestos.

O prefeito de Juazeiro do Norte foi tirar uma  "casquinha" nos protestos generalizados, que ocorrem inclusive na cidade.
Ao ser visto pelos manifestantes, esses começaram a pedir seu  "impeachment".
Os protestos sao em face a frustração com a vida nacional. Os serviços ineficientes, os impostos, a desfaçatez de certos dirigentes.
Nao só com os agentes políticos, mas com a seleção cujos jogadores, nadando em dinheiro, querem gratificações para vencer a copa das confederações.
Os pagadores de impostos e sua revolta.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Paranavai. Secretaria da agricultura em prédio proprio

A SEAGRI - Secretaria Municipal de Agricultura de Paranavai esta em sede própria junto a praca dos Expedicionários.
Equipe e secretario Osmar Wesller entusiasmada com as possibilidades de fortalecer a agricultura e o produtor, com espaço adequado de múltiplo uso.

domingo, 16 de junho de 2013

Paranavai. Os serviços de domingo.

Abertos
Neste domingo, o hipermercado esta aberto até às 14h30. Às 11h15, loja lotada, estacionamento lotado, praça de alimentação "bombando".
Os compradores das mais diversas categorias. Assalariados, representantes comerciais que viajam durante a semana. Moradores de cidades vizinhas.

Também estar abertos mercados de bairros, vários deles.

Além deles Paranavai conta com lojas de conveniência em postos de combustíveis, que tem boa variedade de produtos, que atendem inclusive a noite. Dentre elas, destaca-se a Loja de Conveniência do Posto Bandeirantes, da Familia Adelino Fernandes.

sábado, 15 de junho de 2013

Fatos & Versões

Câncer
Atendimento dos pacientes de Paranavai pode ser feito em Umuarama. Movimentos e opinião publica  esperam atendimento local. 

Mobilidade
Paranavai estuda faixas para ciclistas nas ruas centrais. Hoje trafego é feito em meio a automóveis e motocicletas. Transtorno e acidentes.


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Paranavai. Limitar transito de motocicletas, incentivar bicicletas

A Prefeitura de Paranavai, realiza estudos de planejamento da ocupação do centro da cidade, tornando-a mais limpa e mais humanizada.
Essa é uma tendência mundial de cidades limpas do ponto de vista ambiental, com um transito menos agressivo, menos risco as pessoas.
A Prefeitura estuda a retirada dos estacionamentos de motocicletas da área do Estar, e adaptar alguns desses estacionamentos para bicicletas, além das ciclofaixas para sua circulação.
Será um passo a frente, sem duvida. 

Sessões itinerantes e a independência da Camara

A Camara de Paranavai na atual gestão, retomou a pratica de uma ideia boa. Sessões itinerantes, nos bairros, para os vereadores melhor apresentar seus trabalhos, que nao se constitui em executar, mas debater os problemas da cidade, propor leis, fiscalizar o executivo.
Na ultima dessas sessões, na Vila Operaria terca-feira, aproveitando a pauta que incluía a entrega de título de cidadania, o prefeito Rogério Lorenzetti, ficou na dita sessão, participou dos debates. 
A pergunta que percorre a cabeça de alguns vereadores: o prefeito pretende aproveitar a platéia, se fazer presente, para discutir nessas sessões as propostas dos vereadores, ou ter ele próprio evento itinerante para falar das ações do Executivo?

terça-feira, 11 de junho de 2013

Espaço para a reitoria? Onde?

O Governo do Paraná, Governador Beto Richa e seus aliados, bancaram a reitoria da Unespar - Universidade Estadual do Paraná em Paranavai. A Prefeitura assumiu o encargo de ofertar a estrutura física para abrigar essa reitoria.
De acordo com o PDI- Plano de Desenvolvimento Institucional da IES (instituição de ensino superior), a reitoria além dos gabinetes do Reitor, Vice-Reitor, compõe-se de 06 pró-reitorias, quatorze diretorias, iguais numeros de divisões e sessões, oito órgãos  suplementares de apoio. Mais de 130 pessoas precisarão de espaço, sem contar espaço para reuniões de Conselho Universitário e outros órgãos colegiados. Sem falar em auditório, etc. Enfim, um espaço físico igual ou maior que o existente para a 
administracao do campus da Fafipa!
Mas a prefeitura estaria ofertando um espaço que abriga de forma precária as secretarias municipais de desenvolvimento economico e a agricultura, e cerca de 20 pessoas, no máximo.
Para a efetivação da reitoria é preciso espaço compatível, ainda que provisório, para impedir que por isso a reitoria venha a funcionar apenas com o gabinete do Reitor em Paranavai, mantendo as estruturas maiores da reitoria na capital mesmo. 

domingo, 9 de junho de 2013

Curso de medicina gratis.

A Camara de vereadores de Paranavai, aprovou nos últimos dias uma indicação, que é o mesmo que uma sugestão, um palpite, para que a Prefeitura pague o curso de medicina para os que chegarem ao vestibular e nao puderem pagar as mensalidades.
Se a Prefeitura acolher a ideia, e por hipótese 1.000 jovens ingressar no curso, seriam necessários em 5 anos, que é a duração do curso, duzentos e cinqüenta milhões de reais, que consumiriam o orçamento inteiro de 2 anos e meio do município!
Como diz um experiente político: "Existem ideias novas e ideias boas. Existem ideias boas que nao sao novas e existem ideias novas..."


Interesse individual x coletivo

Muito curioso o quebra-molas na avenida Heitor Furtado, metros antes do redondo próximo ao barracão do IBC.
Mais do que o quebra-molas, também um "corte" no canteiro de grama que separa a pista principal da lateral.
Esse corte permite a circulação de veiculo da pista principal para a lateral e vice versa, existindo a alguns metros uma esquina, e o aumento dos riscos de acidentes.
Tomando este caso, Paranavai caminha para trás em termos de planejamento urbano, mobilidade, acessibilidade.