quarta-feira, 31 de março de 2010

Eleições. Pesquisas

Nos últimos dias circulando pesquisa sobre próximas eleições.

Além da pergunta sobre candidatos a estadual e a federal, outra pergunta aponta para quem a encomendou.
Tal indagação diz respeito a candidatura a federal de Jeanne Kato, pelo PV.
Os dados podem trazê-la para a disputa.

Mensagens bloqueadas. E retorno

Amigos e inimigos, estamos de volta!

Rapida viagem me afastou desse contato. Havia mais de uma dezena de comentários bloqueados. Acabei de desbloquear, agradecendo autores.

Big Brother premia um tipo discutível. E os trilhões de votos, quem audita? O público brasileiro é muito ingenuo e muito crédulo.

Casal Nardoni afinal foi julgado ou apenas condenado? Aquilo enfrente ao forum foi o que?

Acabei de ler o livro  "O Clube do Filme". Recomendo a todos os pais.

terça-feira, 23 de março de 2010

Administração pública. Uma solução para o fim das frotas intermináveis

O governo decidiu estender aos funcionários comissionados do Executivo o pagamento de benefício para ressarcir os gastos com combustível daqueles que utilizam seus próprios veículos na execução de trabalhos para o Executivo. Apelidado pela oposição de “Bolsa Combustível”, a extensão do benefício foi concedida por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicado ontem no “Diário Oficial da União”. O governo já pagava o benefício aos servidores efetivos da administração federal desde 1999. Com o novo decreto, os comissionados também passam a ter direito ao ressarcimento dos gastos com combustíveis.

Na prática a medida acaba com a pressão diária no serviço público por mais carros oficiais, que consomem combustível, manutenção, seguro, outros servidores para controlar frota.

Prefeituras devem estudar essa medida eliminando frotas imensas, desncessárias, tipo carro para serviços administrativos, para saúde da família, bolsa família, etc, etc, que levam para cima e para baixo funcionários que poderiam fazer seus deslocamentos com carros próprios.

Banco do Brasil. Atendimento ao idoso volta a ser preferencial

Há dias postamos comentário que repercutiu no Canal Aberto da rádio Transamérica(100.7 fm), apresentado por Mohamad Smaili.
Fora verificado que o atendimento preferencial em terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil de Paranavaí havia deixado de existir.
Para satisfação nossa, recebemos notícias de amigo Nelson Medeiros (ex-Gerente Bradesco), que a reclamação repercutiu e que o Banco do Brasil recolocou placa orientativa de atendimento preferencial a idoso, gestante e pessoa com deficiência.
Ponto para a  cidadania e para o Banco do Brasil.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água. Bem sonegado a 3 bilhões de pessoas.

No dia Mundial da Água de 2010, hoje, números assombrosos.

Mais de 3 bilhões de pessoas, que corresponde a mais de 10 Brasis, sofrem de doenças decorrente da água poluída.
Dentre essa multidão, 980 milhões de crianças, ou quase 4 vezes a população brasileira.Dados da ONU.

Pense nisso.

Qual o destino de Zeca Dirceu?

O Prefeito de Cruzeiro do Oeste, Zeca Dirceu, filho do ex-ministro José Dirceu, tem atuado fortemente em Paranavaí.
Além da Prefeitura da cidade, Zeca Dirceu montou um estande da Prefeitura de Cruzeiro na ExpoParanavaí.
Foi convidado a  fazer análise diária em programa jornalístico em rádio local.
Em 03 de abril deixa mandato de Prefeito de quase 2 anos pela frente, para ser candidato a Deputado Federal.
Durante a exposição, grupo de aliados do Prefeito petista levantaram a possibilidade de Zeca Dirceu transferir seu domicílio eleitoral para Paranavaí. Especialmente se não tiver sucesso nenhuma candidatura da cidade à Câmara Federal.

sábado, 20 de março de 2010

ExpoParanavaí. Vitrine também para candidatos

Raras as exposições-feiras tão prestigiadas como a ExpoParanavaí 2010.
Presenças do Governador Roberto Requião, do Vice-Governador Orlando Pessuti, do Senador Osmar Dias, e do Prefeito de Curitiba Beto Richa. Dezenas de deputados estaduais e federais, ligados a agricultura ou não.

Porém, os horários agendados pelas assessorias deixaram-nos longe do público, a exceção de Beto Richa, que aproveitou toda a noite desta 6a para fazer contatos, visitar estandes, cumprimentar o público.
Requião, Pessuti e Osmar vieram no horário do almoço no Parque de Exposições e seus contatos foram praticamente com seus auxiliares e a diretoria da SRNP, que a todos recebe com atenção. 
O deputado Ricardo Barros, exagerou. Organizou um evento na Câmara com seu PP às 19h00, no qual, descontando as entourages, não tinha 15 participantes.
Em ano eleitoral é bom as assessorias prestar mais atenção, e levar os candidatos a locais e horários nos quais eles possam contatar com o maior número de pessoas.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Paranavaí. Administração distrital em xeque

Diário do Noroeste de hoje: Prefeito recebe comunidade de Graciosa, que pede tapa-buraco e manutenção de estrada. Tudo muito bem, se não existisse um porém: a Prefeitura implantou duas administrações distritais, uma delas justamente em Graciosa, que, em tese, deve ser um instrumento avançado da Prefeitura para agilizar a manutenção.
No caso em destaque essa função não foi cumprida, pois a comunidade precisou vir ao Prefeito para reivindicar algo tão rotineiro.
Tem utilidade esse tipo de estrutura, que consome recurso público precioso?

Causa e efeito. Uma sibipiruna produz 460 litros de água por dia!

Em entrevista hoje ao jornal da Rede(93.3 fm), secretário do Meio Ambiente do Paraná, Rasca Rodrigues chamou à atenção para o que significa o corte de uma árvore. Citou que a sibipiruna adulta(foto), principal planta da arborização de Paranavaí, produz, por dia, 460 litros de água que vai para a atmosfera. Um micro-manancial!

Em Paranavaí, ignorando isso, as equipes de corte dessas e de outras árvores trabalham permanentemente. As equipes de plantio ainda não entraram em ação.

Veja a propósito também parte de trabalho de ANTOMAR VIEGAS DE CARVALHO E OLIVEIRA JUNIOR, CESP, BRASIL:
"(...)arborização urbana constitui elemento de suma importância para a obtenção de níveis
satisfatórios de qualidade de vida, de tal forma que a FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, recomenda densidade mínima de 12 metros quadrados de vegetação por habitante.
Dentre os vários aspectos Positivos da arborização urbana, destacam-se a importância das árvores como filtro ambiental, reduzindo os níveis de poluição do ar através da fotossíntese; a mitigação da poluição sonora pelos obstáculos que oferece à propagação das ondas sonoras; o equilíbrio da temperatura ambiente graças à sua sombra e evapotranspiração que realiza; a redução da velocidade dos ventos; mitigação do impacto das chuvas; atração para a avifauna e, sobretudo, a harmonia paisagística e ambiental do espaço urbano."

quarta-feira, 17 de março de 2010

Serra cai, mas fica em 1º lugar, diz Ibope

O pré-candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, registrou queda nas intenções de voto, mas continua em primeiro lugar na corrida pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa Ibope que foi divulgada hoje (17.março.2010). Serra aparece com 35% (tinha 38% em novembro), à frente de Dilma Roussef (PT), que tem 30% (contra 17% em novembro).
Registro no TSE: 5429/2010
Além de Serra, Dilma, Ciro e Marina, disputa pode ter outros 8 candidatos. Os "nanicos".

Paranavaí. Polêmica no aumento de salários pagos pelo público

O nosso DN de hoje traz texto com manchete de que os servidores são contra o aumento aos secretários (e diretores-presidentes de fundações) de 46%.
Na foto da mesma reportagem, porém, uma faixa pede o aumento para todos os servidores.
A pergunta é: de que é a autoria da faixa?

Se a Prefeitura pesquisar e informar o salário dos servidores comparativamente com os servidores de mesmas funções em cidades do mesmo porte, bem como dos secretários, saberemos mais sobre a defasagem e será possível compreender a iniciativa.

Ao longo dos anos, por demagogia até, os salários de secretários não foram aumentados, ficaram achatados, sendo seu realinhamento justificativa para esta majoração em debate.

terça-feira, 16 de março de 2010

Banco do Brasil. Atendimento preferencial ao idoso?


Agência de Paranavaí do Banco do Brasil, mantinha na área do auto-atendimento, terminal preferencial para idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais. Mantinha.

No programa Canal Aberto da Transamérica (100.7 FM) de hoje, Mohamad Smaili ouviu o ex-gerente do Bradesco Nelson Medeiros, que denunciou o fim do atendimento preferencial, fazendo com que idosos, gestantes, pessoas com deficiência, dependam da educação das outras pessoas para ter preferência.
O Gerente do Banco do Brasil, Paton, também participou do programa e deu a entender que não poderia manter um terminal para esse público e que eles teriam a preferência em todos os terminais.
Na prática o idoso e os demais grupos perderam a prioridade no Banco do Brasil.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Mudança de nome de ruas. Câmara descaracteriza Jardim das Nações

A Câmara Municipal de Paranavaí aprovou ontem a mudança de nome de três ruas no Jardim das Nações e Oásis.
Assim os nomes dos bairros, especialmente o das Nações, vão ficando sem sentido. As ruas tinham nomes de Nações. Em seus lugares o nome de pessoas falecidas.
O vereador Mohamad Smaili defendeu essa atividade dos vereadores - mudar nomes de ruas. E os projetos foram aprovados por todos os edís.

O Vereador Roberto Picorelli, talvez entendendo que as indicações seguintes eram pouco importantes- sugestões, sem poder legal -, propos a votação em globo. Isso bastou para que a polêmica se instalasse.
No fim, votaram em separado.
Poderiam ter votado em globo. As poucas manifestações - uma ou duas - das proposições votadas individualmente em nada acrescentaram além do que estava escrito.

Destaque
Dentre as sugestões, em favor dos agentes de saúde e da dengue, Roberto Picoreli pede uniforme, guarda-sol e bicicleta. Todos aprovaram.

domingo, 14 de março de 2010

Paranavaí. Um quebra-molas e 2 mortes

Estamos chamando à atenção quando a proliferação de quebra-molas na cidade. Há muito tempo.
Recentemente novos quebra-molas foram construídos nas avenidas Tancredo Neves e Gabriel Esperidião. Vias rápidas, expressas, espécies de radiais.
Na madrugada desta 6a.feira algo esperado mas não desejado. Dois jovens perderam a vida quando perderam o controle da moto que utilizavam, ao se depararem com um desses quebra-molas na avenida Gabriel Esperidião. Mal sinalizados, altos, assassinos.
Quebra-molas em geral não evitam acidentes. Como no caso lamentável registrado, potencializam-nos.
É preciso inverter essa prática de implantar quebra-molas em lugar de sinalizar os locais de riscos de acidentes. Há velocidade excessiva por falta de placas de limite de velocidade, por falta de sonorizadores na pista, por falta de fiscalização do tráfego.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Paranavaí. Jardim das Nações ou dos Pioneiros?

Na sessão anterior da Câmara, nenhum projeto de lei de autoria dos Vereadores. Para a sessão desta segunda feira, três projetos. Todos eles dão novas denominações às ruas dos Jardins das Nacões e Oásis, que nasceram com nome de..........nações!

Nomes de paises dão lugar a nome de pessoas já falecidas que residiram em Paranavaí.

Famílias dos homenageados ficam felizes e os moradores das ruas ficam umas "feras" com esse tipo de iniciativa.

Veja as mudanças:
PROJETO DE LEI Nº 013/2010, de iniciativa do Vereador Antonio Carlos Utrila Garcia, que denomina de Rua Nair Auta dos Santos, a atual Rua Luxemburgo, nos Jardins das Nações e Oásis. Em primeira discussão.



PROJETO DE LEI Nº 015/2010, de iniciativa do Vereador Nivaldo Mazzin, que denomina de Rua Gentil Paschoal Cavazin, a atual Rua Iugoslávia, no Jardim Oásis. Em primeira discussão.


PROJETO DE LEI Nº 016/2010, de iniciativa dos Vereadores Nivaldo Mazzin e Antonio Carlos Utrila Garcia, que denomina de Rua Luiz Diogo Ferraz, a atual Rua Bahamas, no Jardim Oásis. Em primeira discussão.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Informe VT

Movimentação dos pré-candidatos a deputado Estadual
O Deputado estadual Teruo Kato, distribui jornal informativo nas residências de Paranavaí, com as  realizações do Governo do Paraná, que contam com sua atuação. São recursos a fundo  perdido e por financiamento.
Passa a entregar  a equipe do Deputado, o ex-vereador e ex-secretário municipal de saúde, Fábio Ferreira de Souza. Um bom reforço.

O pré-candidato Marcos Franco se dedica a organização do primeiro rodeio PBR da Expo Paranavaí. Será uma novidade que deve agradar em cheio os aficcionados desse esporte.

Vice-Prefeito pode ser candidato a deputado.
No âmbito do PDT de Osmar Dias, dentre os nomes do Vereador Celso Avelar, do ex-secretário municipal José Edgar Pereira e do Vice-Prefeito Alziro Melli Lopes, pode surgir um candidato a deputado estadual ou federal.

terça-feira, 9 de março de 2010

Paranavaí. Que tal um feriado para comemorar o Dia da Mulher?

O dia de ontem foi marcado por cumprimento às mulheres, homenagem. Merecidas.

Na Câmara uma sessão especial, onde o Presidente  Gil Julio, no seu melhor estilo mestre-de-cerimônias, conduziu um evento bonito, que trouxe várias falas, entre elas a do Vereador Mohamad Smaili, sempre eloquente,  e da Primeira-Dama Cristina Lorenzetti, sempre elegante e discreta.

É uma data relevante, que desperta em todos respeito e desejo de homenagear as mulheres mais próximas. Mães, filhas, mulheres, colegas, amigas.

Que tal Paranavaí dar um exemplo, sair na frente e instituir o Dia da Mulher, como feriado local? Aliás, a Câmara tem poder e instrumento para tal, podendo, por exemplo, substituir o 20 de janeiro, São Sebastião, onde nada acontece, pelo 08 de março.
Fica a sugestão.
Nota do Blog: Falei no dia 20/janeiro, mas já foram postados comentários contrários. Essa é apenas uma sugestão. Por lei o município tem poderes para instituir um determinado número de feriados, inclusive por remanejamento.

segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER! POR QUE 8 DE MARÇO?

A homenagem do Blog a todas as bravas e doces mulheres com as quais tivemos e temos o privilégio de conviver. E que fazem parte de nossas vidas.

" No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano." 
(Fonte:  Ex-Blog do Cesar Maia)

Paranavaí. Camelódromo sai do papel

O local para abrigar o comércio irregular que proliferava sobre as calçadas do centro da cidade, começa a sair do papel.
A estrutura espacial começa a ser edificada, numa parte degradada da praça Brasil, de frente para a rua Minas Gerais.
Local deve se tornar um ponto agradável da cidade.

domingo, 7 de março de 2010

Câmara. Na 2a. sessão de 2010, nenhum projeto de lei de autoria dos vereadores

Na sessão de amanhã da Câmara, nenhum projeto de lei de autoria dos vereadores está na ordem do dia.

Entre as proposições que serão apreciadas, uma indicação de autoria não informada (DN de hoje) que trata da nossa arborização.
Paranavaí, cada dia mais quente a espera de um programa de replantio de árvores.

O texto da indicação abaixo:
INDICAÇÃO N° 017/2010, que indica ao Prefeito Municipal, para que determine a extração de restos de troncos de árvores erradicadas pela Secretaria de Meio Ambiente, em toda a extensão da cidade tendo em vista que esses troncos prejudicam a construção de calçadas e o plantio de novas espécies. Em discussão única.

Paranavaí. Câmara tem 32 funcionários para 10 vereadores

A Câmara de Paranavaí tem nesta legislatura, que vai até 31/dezembro/2012,  dez vereadores.
Em 2013 a Casa deverá ter 17 parlamentares.
A atual Mesa Diretora já  prepara, quase 3 anos antes, a Câmara para quando 2013 chegar, e decidiu gastar aproximadamente mais R$ 15 mil mensais desde já, com a contratação de cinco novos servidores, conforme "release" abaixo, publicado no Diário do Noroeste em 04/março último.

Os cinco aprovados no concurso da Câmara Municipal de Paranavaí assumiram seus cargos na última segunda-feira. Esse foi o terceiro concurso realizado pela Câmara e seu edital de abertura foi divulgado em 18 de dezembro de 2009, atraindo 262 candidatos. O resultado foi divulgado no dia 12 de fevereiro e todos os aprovados se apresentaram.



Para o novo cargo de Agente Administrativo, que exigia curso superior de Administração, foi aprovado Guilhermo Murillo da Cruz. A vaga de Auxiliar Administrativo, a mais concorrida com 151 inscritos, foi conquistada por Gabriel Picoloto.


Vanessa Aparecida Moraes concorreu com outros trinta candidatos à vaga de telefonista e foi a única a obter a pontuação mínima exigida pelo edital. A advogada Sabrina Felipe Arcoverde de Oliveira ocupou a vaga de Procurador do Legislativo e Maria Luisa Hoffmann a vaga de jornalista.


Segundo Antônio Artur Lopes, diretor geral, a Câmara Municipal passou por uma reestruturação dos cargos. “Estudávamos a possibilidade de criar novos cargos, como o de Agente Administrativo, e sentíamos a necessidade de uma telefonista, um auxiliar. Por isso realizamos o concurso. Atualmente contamos com 19 funcionários efetivos e 13 comissionados”, complementa o diretor geral.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Vida pública: Ritmo de gastos não diminui nem nas férias

Imperdível texto do jornal Gazeta do Povo que apresenta os gastos do poder legislativo paranaense.

Clique no link abaixo e veja a matéria na íntegra

http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=978109&tit=Ritmo-de-gastos-nao-diminui-nem-nas-ferias

Paranavaí. Quais serão os candidatos nativos?II

Sobre candidaturas de Paranavaí a deputado estadual e federal, na rua circulam também os seguintes  nomes, que são destaques em suas atividades e contam com programas de rádio diários.

Para estadual:
Cesar Alexandre dos Santos - PT

Para federal:
Adelino Fernandes - PMDB.

*Deixamos de mencioná-los na postagem abaixo, pois conversando com os mesmos estes informaram que só disputam dentro de determinado cenário.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Paranavaí. Quais serão os candidatos nativos?

Em junho conheceremos em convenções partidárias os candidatos que irão buscar os votos do nosso eleitorado.
Nomes para federal que estão sendo ventilados:
PT - Paulo Pratinha
PSDB - Rubens Felippe ou Flávio Antunes
PTB - Antonio Carlos Utrila (vereador)
PV - Gilberto Pratinha, José Augusto Felippe ou Jeanne Kato
PP - Dr. Otávio Siqueira
Fortes partidos como PMDB, PDT, DEM, PPS e PSB não fazem circular nomes.

Para deputado estadual nomes mais citados e que já se apresentam como pré-candidatos:
Teruo Kato - PMDB
Marcos Franco - PSB.

Pela história recente, Paranavaí tem chances de eleger 2 estaduais e um Federal. No passado contou em mesma legislatura com três estaduais e dois federais.

terça-feira, 2 de março de 2010

Informe VT

Novo salário para secretário municipal.
Prefeitura de Paranavaí encaminhou projeto de lei para a Câmara, majorando a remuneração de secretário municipal de R$ 3.800 para R$ 5.200,00.
Esse novo salário beneficia também Presidente de Fundação Municipal.
Prefeito deseja dos secretários tempo integral e dedicação exclusiva e constatou que a remuneração está desafasada em relação a outras cidades de mesmo porte.

Mudança no comando da ACIAP.
Depois de dois mandatos exitosos de João Roberto Viotto a frente de nossa Associação Comercial, começa a sucessão. Os nomes de Carlos Augusto Costa(GUTO) e de Maurício Gelhen estão em apreciação. Deve haver consenso.

Expo Paranavaí tem rodeiro internacional.
Nova atração da Exposição Feira de Paranavaí é a etapa nacional de rodeiros da PBR. Peões profissionais que se apresentam em Barretos e nos EUA devem fazer a emoção da legião de aficcionados. Parabéns, Pratinha e Marcos Franco!